Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

11 de dezembro de 2015

A carta do vereador magoado OU Como a política faz um homem virar um capachão



Depois que Michel Temer, o vice presidente mais chorão da história recente do Brasil, escreveu uma carta magoada para a presidente Dilma (em expediente muito semelhante ao usado por Frank Underwood na segunda temporada de House of Cards) virou moda no meio político o envio de cartas para aparar as arestas nas relações e reafirmar os compromissos a cumprir. E em Catalão, é claro, não poderia ser diferente e um episódio ocorrido esta semana na Câmara Municipal provocou a escrita de uma emocionada carta endereçada ao presidente da egrégia casa de leis catalanas, que o blog teve exclusividade em divulgar. Confira:

Senhor Presidente,
Escrevo estas mal traçadas linhas ao som de "Eu não sou cachorro não", grande obra de nosso cancioneiro popular e que contempla o que estou sentindo nesse momento. 

Fiquei extremamente surpreso ao saber, por meio de programas de rádio, que Vossa Senhoria afirmou na sessão ordinária desta semana que não pretende cumprir o acordo firmado no final do ano passado, quando da votação para a presidência dessa casa de leis, de revezamento entre nós na presidência da Câmara.

Mais estarrecido fiquei ao saber que o suposto motivo para Vossa Senhoria não honrar o acordo seria o não cumprimento deste por minha parte, algo extremamente equivocado, se me permite dizer, pois cumpri religiosamente o acordado entre nós na fazenda de nosso prefeito, na presença do super-secretário que manda em tudo e tudo vê, dos cangaceiros seguranças contratados para me obrigar a aceitar o acordo garantir a paz na reunião e dos demais vereadores, inclusive daquela que me abandonou e me fez ser tachado como fraco e covarde em toda a cidade (e que agora me defende, vai entender a cabeça das mulheres).

Como Vossa Senhoria bem se lembra eu fiz um enorme sacrifício ao me tornar seu vice, pois já era o presidente da Câmara antes dessa reunião, contava com os votos da oposição e da vereadora trairona, tirei fotos, assinei documentos, publiquei no Facebook... mas ao saber que o prefeito estava magoado comigo e para evitar rachas na minha cabeça base aliada resolvi adiar por um ano o meu sonho de voltar a presidir o legislativo catalano. Aceitei os termos do acordo proposto e assinei com o sangue que escorria de meu nariz (levei um murro tombo, Vossa Senhoria há de se lembrar), o super-secretário nem precisou me bater muito, nem o prefeito precisou me ameaçar de demissão do cargo de diretor do distrito industrial, acabar com todas as regalias na prefeitura e com minha carreira política, como fez com o vice-prefeito sindicalista. Não, nada disso, tudo que fiz foi confiando na seriedade das pessoas, em especial na sua e de nosso prefeito, que nunca falhou comigo exceto quando não me apoiou no início do mandato e me deixou amargar uma vergonhosa derrota (não foi por mal, tenho certeza, pois ele estava no Rio e estando lá é difícil lembrar de Catalão).

Tenho absoluta confiança em sua amizade e na honradez do prefeito e do super-secretário que costuraram nosso acordo. Vossa Senhoria há de reconhecer que ser humilhado nas redes sociais, ser chamado de fraco e covarde nas rádios e ser apontado como frouxo por onde passava já é punição suficiente para qualquer ofensa que o senhor acha que eu possa ter cometido ao ousar presidir o legislativo sem a sua anuência e a de nosso líder maior, que sempre me chamou de cano de garrucha, mas na verdade me deixou na chapada no início do mandato e depois me podou ao lhe escolher para ser o presidente. Isso me magoou, mas não fico remoendo, pois do contrário ficarei pensando que sou o "amigo da cota" e não um aliado de valor, além do mais se ele ficar sabendo é capaz de mandar o super-secretário me jogar na parede de novo, e aí eu não aguento.

Enfim, gostaria de reafirmar minha fé em Vossa Senhoria e dizer que confio no cumprimento de nosso acordo, pois caso não seja cumprido tomarei providências para que meu direito seja reconhecido... ou não, pois depois de tantos anos sendo humilhado e deixado de lado, minha maior reação será esta carta e ficar de mimimi nas rádios, por isso imploro que honre nosso combinado para evitar maiores humilhações.

Certo de sua atenção, deixo uma mensagem em latim, e me despeço.
 
                         Porcos scire praeteritorum
 
Um fraterno abraço.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.