Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

29 de fevereiro de 2016

Padre dá sermão em José Eliton: “Brincadeira tem hora e lugar”

Com informações do Goiás Real:


Bastante revoltado com a situação da segurança pública em Goiás, o Padre Francisco Soares, de Anápolis, enviou carta a O Popular neste sábado, 27, com críticas ao vice-governador José Eliton, que acumula agora também o comando da Secretaria de Segurança Pública. O padre lembrou que há poucos dias, no cargo de governador em exercício, Eliton havia dito que a segurança em Goiás ia bem e que o antigo titular da pasta – Joaquim Mesquita, trocado na quarta-feira, 24 – estava fazendo um excelente trabalho. “É preciso dizer ao nobre vice-governador que brincadeira tem hora e lugar”, criticou.

Francisco Soares detalhou a queda no número de efetivo policial nos últimos anos e falta da valorização daqueles que ainda se arriscam nas ruas. “Só em Anápolis já se somam cerca de 25 homicídios este ano”, relata o padre. Ele ressalta, ainda, que em segurança não adianta improvisar como se tentou com o Simve. “Ou convoca os concursados e os valoriza ou as Nathálias da vida continuarão com os sonhos frustrados”, sentencia o pároco.

Ao final, o padre conta que no altar tenta levar esperança aos fieis, mas é impossível não ter medo e não sofrer com tantas vítimas da violência. “Nossas cidades, tão prósperas, mesmo em meio à crise, clamam pela preservação do direito de ir e vir”, conclui.

Abaixo, na íntegra, a carta do Pe. Francisco Soares ao Popular:
A capa do POPULAR, de quarta feira, de comovente beira à revolta de todos nós. O pior é que, dias atrás, o vice-governador (na ocasião governador em exercício) disse que a segurança ia bem e que o titular dessa pasta estava fazendo um excelente trabalho. É preciso dizer ao nobre vice-governador que brincadeira tem hora e lugar.

Basta olharmos o efetivo das policias e veremos o quanto decresceu, nos últimos anos. Basta olhar, ainda, a pouca valorização no pequeno resto que tenta sobreviver na guerra declarada das ruas. Só em Anápolis já se somam cerca de 25 homicídios este ano. Das fazendas aos centros urbanos. Em segurança não adianta improvisar como se tentou com a inconstitucional gambiarra do Simve. Ou convoca os concursados e os valoriza ou as Nathálias da vida continuarão com os sonhos frustrados.

No altar, tentamos ser profetas da esperança, contudo, não é possível não ter medo e sofrer com tantas vítimas. As nossas cidades tão prósperas, mesmo em meio à crise, clamam pela preservação do direito de ir e vir. Isso é o que vemos de muito sagrado nos direitos fundamentais.

Pe. Francisco Soares
Reclama mesmo, padre, só a intervenção divina para dar jeito nesses gestores factoidianos...
 
Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.