Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

26 de abril de 2016

Quem propõe eleições gerais como saída da crise política brasileira é desinformado ou está contando lorota

Segundo opinião do advogado especialista em Direito Eleitoral, Dyogo Crosara, publicada na edição de ontem do jornal O Popular, não é possível antecipar o fim dos mandatos e convocar eleições gerais, simplesmente porque esse mecanismo não está previsto na Constituição Federal. 

Para que isso ocorresse seria necessário convocar uma assembleia constituinte para a elaboração de uma nova constituição. Como a antecipação das eleições não está prevista em nosso ordenamento jurídico, se ocorresse seria um golpe, mesmo que a convocação de eleições se desse por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), pois atingiria uma das cláusulas pétreas da Carta Magna: o regime democrático, que prevê mandato de quatro anos para presidente da República.

Ou seja, quem propõe a realização de eleições gerais como solução para a crise política brasileira pode se enquadrar em duas categorias: ou é desinformado e está falando o que não sabe ou então é demagogo e está contando lorotas para enganar a população, pois legalmente essa possibilidade não existe.


Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.