Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

29 de setembro de 2016

Catalão ainda mais segura?

Na propagada eleitoral na TV há uma pílula, aquelas chamadinhas de 30 segundos, em que o candidato Jardel Sebba apresenta algumas propostas para a Segurança e pede o voto dos cidadãos para fazer de Catalão uma cidade "ainda mais segura".

Estranhei bastante, pois não sinto Catalão como uma cidade segura ultimamente, ainda mais com as recentes ocorrências de assassinatos e assaltos em plena luz do dia e no centro da cidade, algo impensável de ocorrer há poucos anos atrás.

Por isso mesmo, para saber se Catalão está realmente "mais segura" como diz a propaganda do prefeito, consultei os dados oficiais de registros criminais em Catalão nos anos de 2012, último ano da gestão Velomar (PMDB), e 2016, no período de janeiro a agosto de cada ano, haja vista que os registros das ocorrências são disponibilizado apenas no final do mês. Os dados estão disponíveis no site da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, podendo ser consultados a qualquer momento:


Não sei não, mas acho que o pessoal do marketing do prefeito não fez o dever de casa. 

Quase todos os índices subiram na comparação direta no mesmo período, com destaque para o furto de veículos, que quase triplicou, roubos (em que há abordagem da vítima, com ou sem violência), com aumentou cinco vezes, e homicídios, de 2 registrados de janeiro a agosto de 2012 (esse sim um índice bem aceitável), para 28 no mesmo período em 2016, um crescimento de 2000%. 

É claro que alguns vão dizer que este é um fenômeno normal, que Catalão é uma das vítimas do fenômeno do espalhamento da violência no país iniciado nessa primeira década do século XXI, ocasionado pela melhora no combate ao crime nos grandes centros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, e aí a violência migra para outras regiões e nossa cidade, por estar num entroncamento geográfico, recebe esse fenômeno de forma mais forte. Pode até ser verdade, mas como o prefeito é "parceiro" do Governador seria de se esperar maior atenção por parte do Governo de Goiás para com Catalão, mas o que sentimos é um total abandono, não muito diferente das demais regiões de Goiás, que aumentou a taxa de homicídios em 70% em apenas uma década, cabendo novamente o questionamento: de que vale ter um prefeito parceiro do Governador se ele não traz nada para Catalão?

Diante disso, eu tenho uma certeza: em Catalão, no caso de Segurança Pública e violência, se depender do Jardel os cidadãos não vão andar pra frente não... a não ser que seja pra frente da cova!!!

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.