Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

20 de junho de 2017

Fundação Cultural Maria das Dores Campos exibirá esta semana o espetáculo "Macário"

Em uma parceria com a Fundação Cultural Maria das Dores Campos, a companhia teatral "Indelicada" exibirá, nos dias 23 e 24 de junho, o espetáculo "Macário", que se trata de uma encenação do clássico texto de Álvares de Azevedo pelos atores Ricardo Fiuza, Sol Silveira, Evandro Costa, participação do músico Lino Calaça e direção de João Bosco. As apresentações também têm o apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.

Macário, considerada a obra-prima de Álvares de Azevedo, é o único drama e última obra escrita pelo jovem autor que faleceu aos 21 anos, e se baseia em um sonho que ele próprio teve. Considerado o primeiro autor "genuinamente brasileiro", Álvares escreve um texto que se mantém ainda pertinente aos tempos atuais.

A peça é atemporal e o espaço é o plano psicológico do protagonista, definindo ainda mais a realidade fantástica proposta pelo autor do texto. As cenas são construídas com base na Dança, na Capoeira, no Teatro Físico e na Musicalidade. A estética é a contemporânea, sendo um espetáculo híbrido, com elementos caóticos, característicos de vanguardas como surrealismo e o absurdo. Assim, o espaço da encenação é marcado por uma dubiedade de significado, indicando a estrutura do enredo, construído sobre a reversibilidade entre sonhado e real, vacilante terreno onde, quando pensamos estar num, estamos no outro.

OFICINA DE TEATRO CONTEMPORÂNEO

Dentro das ações do projeto "Macário - Montagem Teatral" será ministrada no sábado, dia 24, uma Oficina de Teatro Contemporâneo com o diretor do espetáculo João Bosco Amaral. A Oficina visa proporcionar ao aluno/ator o contato com as técnicas teatrais contemporâneas, essenciais para a formação do artista cênico, além de estabelecer relações com grandes teóricos do teatro, como Stanislávsky, Artaud, Kantor, Barba, Burnier, entre outros. Buscando ampliar o leque de possibilidades, a oficina trabalha desde técnicas de voz e teatro físico, a técnicas do ritmo cômico, do ritmo trágico e do ritmo contemporâneo. Os interessados devem procurar a secretaria Fundação Cultural Maria das Dores Campos para efetuar sua inscrição. O requisito para para participar da oficina é ter idade mínima de 14 anos e as vagas são limitadas em 40 participantes.


Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.