Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

24 de setembro de 2018

Acontece na UFCAT



Acontece durante esta semana na UFG Catalão/UFCAT o III Festival Literário de Catalão (FLICAT), realizado em conjunto com o I Congresso de Leitura e Literatura Contemporânea (COLLIC), dois eventos importantes com intuito de criar uma grande festa cultural e acadêmica. 

Para esta edição do III FLICAT e I COLLIC o tema escolhido foi “Novas tramas de leituras e escritas literárias em meio à diversidade, à estética e ao ensino de literatura”, com a perspectiva de criar espaços para dar visibilidade a textos e práticas de leitura que acolham o tema da diversidade, seja no campo artístico-literário ou no campo das políticas afirmativas em sala de aula. É o único evento que trata dessa temática na região. 

O III FLICAT e I COLLIC buscam preencher uma lacuna cultural da cidade de Catalão, e demais regiões do país, promovendo o acesso à cultura, ao livro (aproximando escritores e leitores) e ao debate acadêmico sobre leitura e ensino de literatura, a fim de atingir um público diversificado (crianças, jovens, adultos de escolas de educação básica; estudantes e professores de ensino superior e pós-graduação). O evento pretende refletir sobre temas atuais no campo da análise literária, do ensino de literatura e de teorias da leitura que tenham o tema da diversidade (estética, étnica, sexual etc.) como um dos eixos centrais de discussão. Pretende-se construir diálogos entre escritores e estudiosos do campo práticas de leituras (literária ou não) com um público mais amplo, interessado tanto pelo contato com os livros e autores quanto pelas possibilidades de se (re) pensar as práticas de escrita literária e as práticas pedagógicas, dentro e fora da sala de aula. Por esse motivo, a opção pela inter-relação do festival literário com um evento acadêmico da área de Letras.

O FLICAT se prepara para a sua terceira edição neste ano de 2018. Nas edições anteriores (2013 e 2015) o evento reuniu escritores já consagrados no cenário literário brasileiro, tais como, João Anzanello Carrascoza e Marina Colassanti, para citar esses exemplos, escritores locais para as atividades de recital de poesia na programação “Prata da Casa”. Essas edições realizaram exposições permanentes de arte (fotografias e pinturas) no Hall do auditório da UFG/UFCAT e varal de poesia, divulgados nos espaços da universidade. Houve a realização de atividades culturais (música e teatro) e espetáculos de contadores de histórias. 

Confira abaixo a programação do evento e acesse o site para maiores informações.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.