Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

22 de outubro de 2012

Quem vai pular primeiro?


Ao final de todo processo eleitoral o resultado normal do pleito é produzir duas situações que são assumidas pelos atores envolvidos no pleito: aos vencedores o papel de situação, aos vencidos o de oposição. Em todo lugar é assim e em Catalão não poderia ser diferente, ou poderia?

Pois bem, as urnas em Catalão decretaram a vitória de Jardel Sebba e vamos trabalhar com a hipótese que ele será empossado prefeito, portanto os candidatos a vereador que estavam a seu lado e foram eleitos passam a ser vereadores de situação e os candidatos eleitos pela coligação de Adib assumirão naturalmente seu lugar na oposição. Assim é o normal e assim é que deveria acontecer, no entanto essa situação é desconfortável para o prefeito eleito, pois a coligação do PMDB elegeu mais vereadores (nove) do que a coligação do PSDB (oito) e aí Jardel teria uma Câmara de oposição, o que não é bom para nenhum prefeito e por isso é natural que o prefeito procure vereadores da oposição e tente trazê-los para o seu lado, afinal garantir a governabilidade é fundamental. Mas a pergunta fundamental não é SE Jardel vai conseguir convencer alguém a passar para seu lado e sim QUEM vai passar primeiro?

É uma vergonha que isso ocorra, mas é praticamente uma tradição em nossa cidade: os vereadores eleitos para ser oposição mudam de lado, quase que durante a apuração dos votos. Basta lembrar os últimos eleitos pela oposição: Paulo Cesar e Gilmar, eleitos pela coligação de Maria Ângela, Sargento Anísio, eleito em 2004 pela coligação de Jardel, Jair Humberto, eleito em 2008, também pela coligação de Jardel... todos mudaram de lado, não conseguiram exercer o importante papel de oposição. Esse retrospecto não significa que os três (Paulo Cesar, Gilmar e Anísio) serão os primeiros a pular para o lado de Jardel, mas que o histórico deles leva a supor isso leva sim.

Dos atuais eleitos acho que só não vão passar para o lado de Jardel os vereadores Deusmar, Vandeval e Jurandir. E não é porque são do PMDB não, mas porque são extremamente vinculados a história do partido em Catalão e, principalmente, ao Adib. Já os demais (Donizete, Leonardo Bueno e Daniel do Floresta) só não vão passar se existir alguma restrição pelo lado de lá, caso contrário Jardel terá uma Câmara muito mais amigável do que Adib (ou Velomar) jamais teve.

E qual o mal do sujeito mudar de lado? O importante não é apoiar o que é bom para a cidade? Como ajudar o povo sendo contra o prefeito? O grande problema é que o vereador deveria ser eleito para ser fiscal do prefeito e para isso o papel de oposição é extremante importante, para apontar equívocos e provocar mudanças. Oposição não é importante? Basta lembrar o que a ausência de oposição nos ultimos 12 anos provocou em nossa cidade.

E mais: tem gente que já está decretando o fim da carreira política de um certo vereador do PMDB, mas é prematuro dizer que daqui a quatro ou mesmo dois anos o sujeito estará morto eleitoralmente e a história é sempre uma ótima consultora nesses casos, mas isso já é assunto para outra postagem...


Compartilhe:

3 comentários:

  1. Daniel do Floresta, pq precisa vender cesta pra prefeitura...

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO, O DANIEL DO FLORESTA MESMO...

    ResponderExcluir
  3. COM CERTEZA VAI SER O PAULO CESAR E AINDA VAI LEVAR A CORJA COM ELE A COMEÇAR PELO TAL DE SILVA JUNIOR QUE TRABALHA COM ELE NA RADIO CULTURA E O O QUE É PIOR DEPOIS DE DE TODOS ELES DESCER A LENHA NO PSDB NAS ELEIÇÕES, O JARDEL VAI ACEITAR. POLITICA É ALGO BEM COMPLICADO.

    ResponderExcluir

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.