Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

17 de janeiro de 2013

A difícil arte de manter um blog sem Ctrl C e Ctrl V


Eu gosto de escrever. Esse foi o principal motivo para começar com o blog. Já escrevia artigos de opinião publicados no Diário de Catalão, no Diário da Manhã e na seção de cartas de O Popular. Mas escrever artigos com estrutura maior e português correto demanda um bom tempo. Por várias vezes deixei de enviar textos por conta do assunto ter ficado defasado, já que não conseguia formatar um texto a contento. Daí a ideia de escrever num blog. Dá para fazer bons textos, curtos é verdade, pois vão ser lidos na tela do computador, mas que dão para expressa bem a opinião, além de proporcionar um canal de interação com quem se interessar a ler que os textos em jornal não proporcionam. Ok. criar um blog é fácil, mantê-lo atualizado é que são elas.

E não imaginava que era tão difícil, dada a proporção de blogs que tem em Catalão, em sua maioria falando sobre o mesmo assunto (política local), mas logo vi que poucos escrevem mesmo os seus blogs, a grande maioria usa o Copia e Cola (Ctrl C e Ctrl V). Os poucos que expressam suas verdadeiras opiniões o fazem em quatro ou cinco linhas, muito pouco para expressar qualquer ideia.

É claro que todo blog tem um enfoque diferente, não é obrigação estar aí para expressar opinião própria (talvez a pessoa não tenha), o uso do blog é dado pelo dono e este pode se pautar por reproduzir notícias ou servir de veículo de propaganda, seja da Prefeitura, do Estado ou mesmo de empresas. Só como exemplo, eis a lista de blogs que acesso diariamente: Blog do Mamede (para saber da política local e ver a opinião do blogueiro mais odiado de Catalão), Blog da Verdade (para saber quem morreu), Blog do Badiinho (para saber notícias do Jardel Sebba), Diante do Fato (para saber notícias do Jardel Sebba), Catalão 24 Horas (para saber notícias do Jardel Sebba), O Pirapitinga (para saber notícias do Jardel Sebba) e Blog do Kennedy (para tirar o gosto)... do jeito que a coisa vai em breve só vai ter blog sobre o Jardel Sebba. Ainda bem que ainda tem o Portal Catalão e o Facebook para dar uma aliviada, não dá para ler as mesmas coisas o tempo todo.

Por isso, acredito que o blog deve ser um ambiente pessoal onde você pode expressar suas ideias de forma espontânea e independente, sem a preocupação de cumprir alguma etiqueta (embora o português correto seja obrigação) ou compromisso com patrão. Quando comecei fiquei decepcionado com as visitas diárias (cerca de 600), dado a frequência dos outros blogs (na casa dos milhares), mas logo percebi que são 600 pessoas diariamente curiosas com o que eu escrevo, e não para ler algo copiado e colado de outros sites ou fontes, e isso é muito gratificante. Pensando nisso, em breve vou mudar o layout do blog, embora goste desse, para um que torne a leitura mais prática e fluida, e para quando eu não tiver nada legal para escrever coloque um vídeo, piada ou notícia copiada da internet, citando a fonte, é claro.
 
Compartilhe:

4 comentários:

  1. Roberto, eu acessava diariamente todos esses blog citados acima, exceto o do Kennedy. Com o passar do tempo, acesso diariamente apenas o seu (pois os textos são coerentes e bons de serem debatidos), o do Mamede (para ler as postagens e, em muitas das vezes, divergir e debater as análises que ele faz), o do Luis Cláudio (para saber as fofocas da cidade) e o do Nile (falanile.com.br), que assim como o seu, é o que melhor redige e não agride a flor do lácio. Vez ou outra eu acesso os outros blogs para me informar de notícias que eu já tenho conhecimento sobre a administração pública de nosso prefeito Jardel. Na verdade, eu acesso apenas um deles, até porquê, como você mesmo salientou, a notícia será a mesma. Por isso, evito de desperdiçar o meu tempo com releituras desnecessárias.

    Prossiga assim com o conceito do blog, e as variantes mencionadas, eu aprovo. Aliás, quem é que cria as charges que você publica?

    Abraços,
    JCamargo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jardel, valeu por prestigiar o blog. Seus comentários sempre são pertinentes e levantam questões que dão outros post, sem dúvida. Você lembrou bem o blog do Nile, que também acesso (para me inteirar juridicamente dos assuntos) e esqueci de mencionar. As charges são garimpadas na internet e às vezes eu edito para se adequar a nossa cidade (como a do aeroporto, por exemplo). Muito obrigado, um fraterno abraço!

      Excluir
    2. Roberto, veja o que encontrei zapeando pela Folha de SP, hoje de manhã. Um plágio de imagens; interessante o artigo.

      Link: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/suzanasinger/1214047-copiar-e-colar.shtml

      Excluir
    3. Interessante mesmo Jardel é a resposta da responsável por receber as reclamações e sugetsões da Folha de Sao Paulo, dái a credibilidade do jornal que dá crédito a suas fontes (ainda que tardiamente e depois de apontado pelo leitor). Abraço!

      Excluir

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.