Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

22 de janeiro de 2013

Se chover, não dirija!


Essa deveria ser a próxima campanha de trânsito da SMTC: "Catalano, se chover não dirija". O que acontece em Catalão em dias de chuva é algo muito esquisito, merecia até um estudo sociológico ou comportamental, é realmente impressionante, basta chover e o povo desaprende a dirigir.

A pressa, a falta de educação, o desrespeito com o próximo e a imperícia saem todos juntos de casa com o motorista catalano em dias de chuva. Não que nos dias normais tenhamos os melhores e mais educados condutores de Goiás, mas quando chove a coisa fica muito feia, basta ver os registros de acidentes que sempre dobram nos dias chuvosos.

E porque será? Dirigir sob chuva não é tão diferente quanto em condições normais de tempo, portanto, não deveria ocorrer essa enorme diferença no comportamento dos motoristas, o que será que explica esse fenômeno? Talvez a conjunção de diversos fatores possa: com chuva todos tiram seus carros da garagem, consequentemente entopem ainda mais as apertadas ruas da cidade, junte isso a falta de experiência da grande maioria dos condutores recém habilitados, que passaram pelo CFC apenas para cumprir a carga horária exigida (no curso existe um tópico específico sobre dirigir sob condições adversas de tempo), mais o asfalto nosso, que parece Sonrizal quando chove (e deixa qualquer um nervoso ao ter que ficar desviando de buracos cada vez maiores), acrescente volta às aulas e as tradicionais paradas em fila dupla nas portas das escolas (que ninguém consegue acabar) e coloque na mistura a falta de condições para os agentes de trânsito atuarem em dias chuvosos... é, não é mole não!

Na verdade, o que acontece sob chuva é só um agravante do comportamento normal dos motoristas catalanos, normalmente sem educação e inconsequentes. Sob chuva esse comportamento se ressalta, pois há mais motoristas transitando, mas é comum a falta de respeito no nosso trânsito. Quantas vezes não vimos alguém seguir pela contramão porque a via normal está interditada? Quantas vezes não vimos alguém fazer uma conversão proibida no semáforo por discordar da sinalização? Conduzir em velocidade superior ao limite da via? Não respeitar o pedestre na faixa? Atitudes comuns que só vão mudar a longo prazo e somente se houver investimento em educação no trânsito. Até isso acontecer o melhor é "se chover, não dirigir" e se não for possível o jeito é tomar cuidado, seja com sol ou chuva.

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.