Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

8 de janeiro de 2013

Será o fim do Poupa Prazo?



O que será do Poupa Prazo? O órgão está fechado desde o ano passado, quando a prefeitura começou a demitir os comissionados, pois a grande maioria dos que lá trabalhavam era de servidores temporários, prejudicando enormemente a população usuária dos serviços oferecidos.

O mesmo ocorreu também com o Restaurante Popular, mas este estranhamente foi reaberto no primeiro dia da nova gestão, até montando uma força tarefa para tal (perderam uma oportunidade de lançar a reabertura do Restaurante como um "Recupera Catalão da Comida"), diferente do Poupa Prazo, porque será?

A verdade é que o Poupa Prazo foi uma resposta da segunda gestão de Adib Elias ao Vapt Vupt do Governo Estadual. Já que não existia uma unidade do Vapt Vupt em Catalão a Prefeitura fez o seu, localizado no centro da cidade e concentrando serviços de diversas secretarias e órgãos municipais, além de serviços oferecidos por órgãos do Governo Federal, com destaque para o SINE e PROCON. Aproveitando o prédio, também foi lotada ali a Secretaria de Trabalho e Renda, ligando sua atuação às vagas de trabalho ofertadas no SINE/SIME, além de colocar ali o cadastro para os programas habitacionais em parceria com a Caixa Econômica Federal. 

O tempo passou e o Poupa Prazo, de clone do Vapt Vupt, ganhou identidade própria, ampliando a gama de serviços oferecidos e se tornando referência para várias situações. Infelizmente a estruturação desse órgão não mereceu a atenção devida a sua importância, que passaria justamente por lotar mais servidores efetivos no local. Os comissionados podiam ser competentes e compromissados, mas eram (e sempre serão) servidores temporários. Não se pode colocar um órgão inteiro sob a responsabilidade de servidores temporários, um dia eles saem e o órgão fica, mas não funciona, como o caso agora, o que pode levar o Poupa Prazo a deixar de existir.

O Poupa Prazo corre sim um enorme risco de fechar definitivamente, pois agora tem Vapt Vupt em Catalão e uma gestão parceira do Governo Estadual na prefeitura. Por convênio a prefeitura delega as atuais atribuições do Poupa Prazo para o Vapt Vupt, consolida o órgão estadual ampliando sua oferta de serviços e arremata colocando um guichê bancário para o recebimento de tarifas (o convênio com a Caixa já foi assinado)... e pronto! Acaba-se com o órgão criado pela gestão do PMDB, o povo nem vai lembrar que um dia existiu Poupa Prazo e o Governo do Estado ganha a simpatia da população porque trouxe para Catalão o primeiro órgão que ampliou o acesso do cidadão às informações e aos serviços públicos, com atendimento diferenciado, rápido e eficaz, com qualidade, eficiência e produtividade. E viva a propaganda!
 
Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.