Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

9 de janeiro de 2013

Onde estão os ladrões?


Proponho um exercício hipotético: você compra uma casa nova, linda e toda mobiliada. É a casa de seus sonhos e você sempre quis morar nessa casa, cuidar dela e fazê-la ainda mais bela. Eis que chega o dia de entrar em casa e em casa e depara com ela toda arrebentada, faltando televisor, computador, panela, colher, telefone, seus carro todo arrebentado, faltando motor, pneus, combustível, seus documentos queimados, descobre que suas contas bancárias faltam dinheiro e que existem enormes dívidas no seu nome... enfim, uma cena de terror em um estado de anarquia total. 

Você desconfia do dono anterior da casa, pois ele ainda possuía as chaves e as senhas de sua conta bancária (lembre-se que é um exercício hipotético, não interessa porque ele tinha suas senhas do banco) e tinha muitos funcionários trabalhando lá. 
Sua primeira reação, é claro, é a de revolta total. Mal entrou na casa nova (que na hora da venda era a melhor do mundo, mais equipada e cuidada possível) e logo descobre que o caos total dominava. Esbraveja aos quatro ventos, xinga o dono anterior, reclama da casa recebida naquele estado deplorável, da propaganda enganosa feita, vai ao rádio, à televisão, à internet e expõe sua indignação ao mundo, nada mais natural... OK, e aí o que é que você faz?

Lembre-se, sua casa foi roubada, seu patrimônio dilapidado e você até agora só reclamou, precisa tomar uma atitude prática para resolver o problema, já que continuar reclamando não vai resolver? Qual seria essa atitude? 

Chamar a polícia, ora! Qualquer pessoa sabe que em caso de furto, roubo, ou mesmo propaganda enganosa, a atitude correta é acionar a polícia. A polícia investiga, descobre e processa os ladrões. Então pergunto: porque até agora o prefeito de Catalão não chamou a polícia para descobrir onde estão os bens que sumiram da prefeitura? Nenhum computador, televisor, motor de caminhão, combustível ou peça de trator saiu sozinha das repartições públicas. Foram levadas por alguém e é preciso que a população saiba quem.

Expor o ocorrido é uma atitude louvável (a população precisa mesmo saber o que está acontecendo com seu patrimônio), mas é preciso avançar para o terreno da responsabilização de quem pegou, do contrário fica parecendo que o objetivo é só desgastar o dono anterior da casa, sendo que o correto é punir quem levou os móveis e descobrir se foi ou não com autorização.

2 comentários:

  1. Mandou bem, mano.
    Tem q colocar a policia pra investigar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, meu camarada! A gente tem que saber QUEM de fato roubou itens da prefeitura e parar de bater na mesma tecla. Se não punir os pequenos delitos (e olha que rouber patrimônio público não é pequeno) como é que vamos cobrar punição para os grandes crimes?

      Excluir

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.