Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

11 de janeiro de 2013

Sinal fechado na SMTC


Você sabia que compete à Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC) exercer nada menos que vinte e uma atribuições definidas no Código de Transito Brasileiro? Sabia que a SMTC assume a responsabilidade pelo planejamento, o projeto, a operação e a fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais? Que através da SMTC a prefeitura desempenha as tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito? Que a SMTC é responsável pelo licenciamento de ciclomotores, taxis, mototaxis e transportes escolares? Você não sabia disso? Não fique envergonhado, pois você não está sozinho, a nova gestão da prefeitura de Catalão também não sabe de nada disso.

Passados 10 dias da posse, depois da festa, da nomeação de vários Secretários (entre eles o de "Assuntos Especiais") e do "Recupera Catalão" até hoje não existe indicação de quem irá comandar essa importante pasta. E o pior é que além de não indicar ninguém, a nova gestão sequer foi ao órgão uma única vez nesses 10 dias, nem mesmo para dar um alô (e o "Recupera Catalão" foi lançado ali pertinho, no Ginásio Internacional). E em uma cidade, com quase um veículo por habitante, trânsito tem que ser uma das prioridades.

A situação só não está pior porque os servidores da SMTC que trabalham na sinalização (todos efetivos, diga-se) são responsáveis e, por iniciativa própria, estão repintando as faixas de pedestres desgastadas, aproveitando a tinta que ainda tem em estoque (e que tem prazo de validade) e os agentes de trânsito, em sua maioria, estão cumprindo sua rotina normal de fiscalizar e ordenar o trânsito na cidade, mas não deixa de ser descaso com o órgão (e com o cidadão) deixar os servidores por conta própria por tanto tempo.

É bem provável que a indicação esteja para sair e pela demora deve ser alguém escolhido a dedo (perfil técnico, experiente e competente), mesmo assim não serve de justificativa, pois existem pessoas aliadas da nova gestão com competência na área e conhecimento da cidade que já poderiam ter assumido a pasta (Joel do DETRAN, por exemplo) até chegar o "salvador" engenheiro de tráfego e trabalharem juntos.

De toda forma dá para ver a importância que a questão trânsito tem para a nova gestão, quando vemos que a preferência é nomear um assessor especial "captador de recursos" do que o secretário de uma importante autarquia do Executivo. Mas logo isso acaba, assim que as primeiras reclamações por multas começarem a chegar no gabinete do prefeito.

Compartilhe:

6 comentários:

  1. Eu, particularmente, não sabia que a SMTC era responsável por tantas atribuições. Por isso, o blog tem sido útil em levar tanto reflexões acerca dos temas abordados quanto, também, informações e novos conhecimentos; não à toa que você trabalhou por cinco anos na Superintendência de Trânsito Municipal. Escreve com propriedade. Acreditava que quem assumiria o comando seria o Joel ou, conforme se ouvia, o Rubens, que candidatou-se à vereador e obteve irrisório votos (logo, já o descartei, devido a pouca força política).

    Espero que a nova cúpula que assumir a responsabilidade de controlar o nosso caótico trânsito, seja de altíssima competência e que consigam, enfim, criar meios para resolução de todos os problemas enfrentados por nós motoristas.

    Abraços,
    JCamargo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para você ver a diferença Jardel: trabalhei por seis anos na SMTC, como comissionado, e lá era só eu que sabia o serviço. Quando saí resolvi que deveria passar as atribuições, macetes e contatos para um servidor efetivo, pois se fosse para outro comissionado qual seria o futuro do órgão? Hoje, com orgulho, vejo que das repartiçoes da prefeitura a que menos sofre a transição de governo é a SMTC, justamente porque tem gente com responsabilidade para conduzir o órgão, diferente de Poupa Prazo, Ação Social, SAE e outros setores.

      Excluir
    2. Torço para que na gestão Jardel Sebba ocorra novos concursos públicos, pois, conforme já abordado em outros posts, há tempo os efetivos da Prefeitura Municipal de Catalão (PMC) clamam por isso, visto que não há concreto uma plano de carreira. Além disso, concursos são importantes para selecionar pessoas preparadas, estudadas, e não qualquer um apedeuta que exerce funções na PMC apenas por indicações políticas, sem nenhuma competência para ocupar tal cargo.

      Funcionários efetivos também são importantes para que não haja esse caos durante transição de governos.

      Abraços,
      JCamargo

      Excluir
  2. KKKKKKK!!! Essa eleição foi o famoso "muda tudo para não mudar nada". Fernado Safatle é um cara fraco e sem vergonha, que virou petista quando Lula virou presidente e deixou de ser quando Dilma cortou sua boquinha na RIDE. Agora virou tucano para bombar na gestão do Jardel, depois que o PMDB defenestrou seu filho, por práticas indecorosas no gabinete da secretaria de trablho e renda. Fernando Safatle, junto com Toquinho, Jorcé e outros ex-petistas são a vergonha da política catalana!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas matérias, levando informação para sociedade com imparcialidade. Continue assim. Abraços


    Anderson Arruda

    ResponderExcluir
  4. Tem também o Rubens Leão, que pelo que eu sei é formado como diretor e instrutor de transíto e foi diretor/professor de ensino do CFC "A" por muitos anos...

    ResponderExcluir

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.