Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

28 de janeiro de 2013

Tragédia Nacional em Santa Maria


A gente já se acostumou a ver tragédias no começo do ano, em sua maioria causada pelas chuvas. Este ano parecia que tinhamos escapado de presenciar tragédias no começo do ano, Janeiro já estava acabando e as encostas do Rio e de São Paulo, se não estavam firmes, ao menos não deslizaram em cima de tanta gente como até então vinha ocorrendo anualmente. Mas eis que o destino é caprichoso e providenciou uma tragédia capaz de chocar muito mais do que o deslizamento das encostas. A população brasileira acompanha, com angustia e aflição, o trágico o acontecimento corrido no Rio Grande do Sul, que custou a vida de mais de 240 pessoas, a maioria jovens estudantes da Universidade Federal de Santa Maria. 

O acidente feriu todos os brasileiros e despertou o apelo por uma corrente nacional de solidariedade às famílias das vítimas. Povo tradicionalmente solidário, os goianos compartilham a dor e o sofrimento dos gaúchos, lembrando que a Universidade Federal de Santa Maria é como uma irmã gêmea da Universidade Federal de Goiás (UFG), pois ambas foram criadas em um mesmo ato, pelo presidente Juscelino Kubitschek, no final de 1960.

A tragédia chama a atenção também para descuidos e imprevidências que costumam acontecer no Brasil. Pelas informações apuradas até agora, a casa noturna em que houve o incêndio estava vulnerável em face desse risco de acidente e não dispunha de saída de emergência, além de existir denúncias da atuação ridícula dos seguranças ao não permitirem a saída das pessoas, sob justificativa de pagamento de comanda.

É duro de admitir, mas o fato é que as normas para a autorização de funcionamento de casas noturnas são frouxas e carecem de fiscalização rigorosa. A ausência de respeito às normas pode provocar tragédias e o resultado é só dor e sofrimento às famílias atingidas e que no caso de Santa Maria vão demorar muito tempo para se recuperar.
 
Compartilhe:

Um comentário:

  1. Caro Roberto, é impressionante o quanto a grande imprensa transforma a tragédia em espetáculo. Contudo, considerado o impacto desse fato, o que se espera e deseja é que o Brasil seja provocado a repensar posturas, procedimentos e a legalidade institucional, dentre outros princípios.
    Abs. Cida

    ResponderExcluir

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.