Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

30 de abril de 2013

O dia em que Catalão parou para assistir o último capítulo


Ele chegou! O dia mais aguardado de todos os tempos na história recente de Catalão. Mais do que o retorno de Cristo; mais até do que o Apocalipse Maia; mais ainda do que o dia da entrega da coroa; muito mais do que o aniversário da cidade; e deixa longe a expectativa pelo dia do fim do prazo de 120 dias que o Jardel pediu (embora tenha coincidido); o dia em que a cidade de Catalão vivenciará uma experiência de física quântica, vista apenas nas maiores obras de ficção científica, de ter duas realidades possíveis no mesmo tempo e espaço. Em uma dessas realidades temos um prefeito eleito e empossado e na outra, que poderá começar logo após às 19:00h, não temos mais prefeito e uma nova eleição será feita. Daqui para frente, o dia 30 de abril ficará conhecido como "O dia em que Catalão parou".

Ou não.

Hoje é o dia em que entra na pauta de julgamento do plenário do TSE o recurso para indeferimento do registro de candidatura do prefeito Jardel Sebba. Partidários de Jardel, embora demonstrem tranquilidade estão com uma pulga atrás da orelha, por medo de um retrocesso no Tribunal, já a turma PMDBista comprou até os foguetes para soltar logo mais à noite, tamanha é a certeza de que a justiça será feita. As duas forças, por mais que neguem, ficarão paralisadas no dia de hoje, aguardando a tão esperada decisão, que afetará profundamente os destinos dos dois grupos, mas a verdade é que para o restante da cidade esse julgamento significa muito pouco. O comércio está funcionando normalmente hoje, e também estará depois de amanhã; o mesmo vale para as indústrias instaladas no município; assim como a agricultura; a universidade federal; o CESUC; as escolas estaduais (exceto aquela que funciona em um galpão alugado no Castelo Branco); as cheches e os profissionais liberais, enfim, tudo funciona em Catalão independente de quem é ou deixa de ser o prefeito, portanto, a importância do dia 30 de abril de 2013 se restringe a dois grupinhos que se preocupam com uma única coisa: a manutenção do poder.

Digo isso porque até hoje (e já são 120 dias) a gestão Jardel Sebba não mostrou sua cara. Falou muito em renovação, em parceria, mas o que se viu até hoje foram as mesmas velhas práticas e caras conhecidas (exceto os secretários importados): descaso com a periferia e investimento no Centro da cidade; investimento no CRAC (para tirar a atenção); descaso com o transporte público; e transformação da cidade em palanque para o Marconi Perillo. A prometida renovação ficou no discurso. Do outro lado o PMDB ainda não se refez da derrota. Não consegue articular a oposição (embora tenha conseguido a presidência da Câmara); não procurou (ou não quer) entender os motivos pelos quais a população quis mudar e desde outubro aposta nesse julgamento para voltar ao poder, sem se incomodar com o desgaste de governar uma cidade cuja maioria da população preferiu outro partido. Normal isso, afinal quem liga para a opinião pública mesmo?

Particularmente não acredito no retrocesso no TSE e acho que Jardel continua prefeito, simplesmente porque ninguém investe a quantia que ele investiu para depender do julgamento de sete pessoas. O homem é um dos mais influentes de Goiás, ex-presidente da Assembleia e Governador Interino por duas vezes, tem uma ótima assessoria jurídica e com certeza tem informação privilegiada, daí o motivo do seu sossego. O duro é continuar prefeito sem poder mandar, já que para ser eleito fez pactos de dar inveja ao diabo e agora os parceiros cobram a fatura, traduzida em total autonomia na pasta que ocupam. Desse jeito é muito sem graça ser prefeito, pois recebe todo o desgaste e não pode fazer nada para mudar a situação, mas ao menos garante o palanque para o padrinho no ano que vem, já que esse é o principal motivo para ser prefeito de Catalão.

E se ocorrer uma reviravolta e os votos de Jardel foram anulados? Quem assume é Adib ou Deusmar? Haverá nova eleição? Caso haja, o candidato do PMDB estaria preparado para superar os motivos que os fizeram perder a eleição ou vai apostar apenas no desgaste desses 120 dias de Jardel? E no caso do PSDB, quem seria o candidato: Rodrigão ou Ana Sebba? Questões que ficarão na cabeça dos catalanos até logo mais à noite. Quem tiver curiosidade de acompanhar haverá transmissão ao vivo do julgamento pela internet (os links estão por aí na blogosfera catalana) e um telão montado no Luizão do Radiador, sintonizado na TV Justiça (canal 117), para o derradeiro capítulo da eleição 2012 em Catalão.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.