Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

26 de fevereiro de 2014

Camisetas da Adidas e propaganda sexista


Uma linha de camisetas inspirada na Copa do Mundo lançada pela marca de material esportivo Adidas está causando polêmica. Isso por causa das imagens que retratam o Brasil e da conotação sexual que pode ser vista nas ilustrações destas roupas, algo que se tem tentado combater, até por parte do governo brasileiro.

De acordo com os jornais O Estado de S.Paulo e O Globo, a polêmica chegou a altas esferas, a ponto de a Embratur prometer formalizar uma reclamação. Na tarde de terça-feira, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência publicou uma nota de repúdio à "confecção de camisetas com ilustrações de cunho sexual associado às cores e aos símbolos do Brasil".

Em duas camisetas que estão sendo vendidas no site americano da marca alemã, as imagens que remetem à beleza da mulher brasileira causaram incômodo. O problema é o fato de a Copa do Mundo também atrair muitos estrangeiros para o "turismo sexual".

As camisetas da discórdia

A camiseta de cor verde mostra a frase "Eu amo o Brasil". Mas o que seria um coração tem na verdade o formato de uma bundinha de biquíni. A camiseta amarela mostra: "lookin' to score", que pode ser traduzido como "buscando gols", mas que também pode ser uma alusão a "pegar garotas".

A reação indignada do Governo é um belo esforço para melhorar a imagem externa do Brasil, de país da lascívia para um lugar preocupado com a exploração sexual, mas as camisetas não vão muito além do que fazem as propagandas de cerveja ou outras pérolas publicitárias brasileiras que colocam a mulher como objeto do desejo:





Ou seja, O Governo pode até impedir os gringos de comprar camisetas da Adidas com conotação sexual, mas eles com certeza não vão ficar sem ver peitos e bundas durante sua estadia para a Copa do Mundo.

Mas para quem pensa que os publicitários brasileiros exageram na exploração da sensualidade feminina para vender produtos, segue abaixo a propaganda de um fertilizante vendido na Coreia:


E quem exagera é o brasileiro?!

Compartilhe:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.