Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

27 de setembro de 2016

O que é que vai dar a eleição para vereador?

Segundo a última rodada da pesquisa Serpes, divulgada no dia 10 de setembro, grande parte do eleitorado catalano aprova a atual legislatura da Câmara Municipal e tende a reeleger a maioria dos edis. Essa situação não é nenhuma novidade, haja vista que historicamente 70% dos vereadores que disputam a eleição são reeleitos, quando isso não ocorre é muito mais por uma coligação mal feita do que pelo desgaste sofrido no mandato.

Por isso mesmo chamou-me a atenção a composição das chapas proporcionais da coligação de Jardel Sebba, em que os atuais 10 vereadores que lhe dão sustentação foram todos para a reeleição, mas em duas chapas extremamente difíceis e pouco competitivas, haja vista a pequena quantidade de candidatos em cada uma, o que deve prejudicar atingirem o quociente eleitoral. Para um bom entendedor existe algo claro: dos atuais 10 vereadores que apoiam Jardel apenas 6 conseguirão ser reeleitos, o que já garante uma boa taxa de renovação na Câmara, mesmo não sendo a intenção do eleitorado.

E ainda existem mais cinco chapas disputando a eleição: PSOL, com 3 candidatos; DEM e PRP, com 32 candidatos; PROS, PV, PDT e PC do B, com 34 candidatos; PSDC, PPL, PTC e PSC, com 30 candidatos; e PMDB, PTB e SD (Solidariedade), com 32 candidatos.

De imediato a chapa do PSOL é a mais improvável de conseguir uma vaga na Câmara, pois possui apenas três candidatos e cada um teria que obter mais de 1000 votos para juntos atingirem o quociente e fazer um vereador, algo bastante difícil considerando as últimas eleições municipais, em que os candidatos a vereador fora das duas grandes coligações não atingiram a votação de seu candidato a prefeito.

O mais provável é que as chapas de Adib, justamente por ter mais candidatos, façam a maioria dos vereadores. Nesse caso a chapa DEM e PRP poderia fazer duas vagas, pois tem um puxador de votos, que é o vereador Paulinho (partindo do pressuposto de que a maioria dos edis terá boa votação e tende a ser reeleita) e mais quatro nomes bem cotados: Cris Hot Hot, Marciel "Tudo Caipira", Maciel Batalha e Marcão da Coruja. A chapa possui mais 28 nomes, o que facilita atingirem o quociente (mais ou menos 3200 votos), portanto fazer duas vagas não é uma tarefa muito difícil.

A chapa PROS, PV, PDT e PC do B também caminha com tranquilidade para fazer dois nomes, pois possui Jair Humberto, que já foi vereador, e Silvinha, que obtiveram mais de 900 votos cada um nas últimas eleições disputadas. Além desses dois nomes existem os blogueiros Badiinho e Luis Cláudio (Blog da Verdade) que, embora disputem sua primeira eleição, são jovens e ampla presença nas redes sociais com muitos seguidores. Essa chapa também traz o PC do B, que sempre obtém boa votação nas eleições municipais, com destaque para Baloia e Patrícia. Além desses candidatos a chapa possui ainda mais 29  nomes que precisariam ter, individualmente, algo em torno de 50 votos para atingir o quociente. Nada improvável de ocorrer.

PSDC, PPL, PTC e PSC tem 30 candidatos e os que se destacam são Lazinho, que já foi vereador por dois mandatos, e Cleuber Vaz, que na última eleição teve mais de 500 votos.

Já a chapa PMDB e SD poderia se considerar a menina feia da coligação, afinal possui seis vereadores, que para serem reeleitos precisariam atingir 19 mil votos (na última eleição obtiveram 17 mil), ou seja, alguém inevitavelmente ficaria de fora, mas essa chapa possui dois nomes muito importantes e que podem desequilibrar: Cláudio Lima e Rodrigão. Especula-se que ambos possam ser os dois grandes puxadores de votos desta eleição, o que pode levar a coligação a atingir um grande quociente e fazer mais algumas vagas, especialmente no quociente partidário e na "sobra".

Como funciona isso? Acompanhe o infográfico abaixo:


Daí a importância desses dois para essa chapa. Caso cumpram a expectativa de ser os dois puxadores de voto desta eleição, Cláudio Lima e Rodrigão podem desequilibrar a disputa e ser o fiel da balança na definição de qual chapa fará a maioria dos vereadores. E a expectativa deve ser real sim, pois Cláudio vem sendo atacado desde que se ventilou que seria candidato, culminando na sua agressão, e Rodrigão começou a sofrer os mesmos ataques difamatórios que sofreu na eleição para deputado, ou seja, se não representassem uma ameaça para quê seriam atacados?

De toda forma é fato que o voto para vereador não é um voto racional, se fosse o Paulinho teria a maior votação de todas, pois foi o único vereador eleito com o atual prefeito que rompeu com ele por não aceitar cabresto e honrar os seus verdadeiros patrões (o povo), mas é claro que alguns irão sair, mais ou menos quatro, a própria montagem das coligações se encarregará disso, a questão é: quem sairá?

Dia 2 de outubro saberemos...

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.