Powered By Blogger

Pensamentos aleatórios

24 de novembro de 2016

Desocupação dos blocos de salas de aula da UFG Catalão deve ocorre hoje


Na tarde de ontem, 23 de novembro, o movimento de estudantes que ocupam os blocos de salas de aula da UFG - Câmpus Catalão receberam a notificação judicial para a desocupação dos blocos, no prazo de 24 horas.

O movimento decidiu recorrer judicialmente, mas já antecipam os preparativos para sua saída limpando os blocos e retirando colchões, fogões e outros objetos usados por eles durante os quase dez dias de ocupação.



Os estudantes optaram por essa forma de protesto para fortalecer o movimento grevista de docentes e técnicos administrativos contra a PEC 55, que tramita no Senado, e também por pautas internas específicas do movimento estudantil local:

Essa é a terceira vez este ano que os estudantes da UFG Catalão usam de ocupação de espaços como forma de protesto. A primeira vez foi em maio, ocupando o prédio da Direção, devido a suspensão do pagamento de bolsas de assistência estudantil, o que resultou no restabelecimento dos benefícios e no compromisso de construção da Casa do Estudante Universitário, uma demanda de quase 20 anos e qua não saía do papel; a segunda vez foi em agosto, também no prédio da Direção, por melhores condições para o funcionamento do Curso de Enfermagem, ocasião em que o movimento também foi vitorioso. Portanto, aos que criticam, essa é sim uma forma eficaz de luta e, mesmo que não concordemos, isso está provado na prática, seja aqui na UFG ou nas escolas estaduais, que só não implantaram as OSs ainda graças ao movimento de resistência dos estudantes secundaristas goianos. 


Outra importante vitória desse movimento foi a determinação judicial para liberação de acesso ao prédio das Engenharias, que se encontrava fechado às chaves, com acesso restrito e controlado por fila indiana, por professores e estudantes daquele bloco, ou seja, uma ocupação sem nenhuma pauta reivindicativa, apenas para garantir a "exclusividade" de acesso a um prédio construído com recursos públicos, igual a todos os outros da Universidade.

Devido ao risco de desocupação forçada, os estudantes pedem aos apoiadores do movimento que compareçam às 13h, de hoje, na entrada dos blocos para lhes garantir a integridade física e evitar confrontos.

A luta continua!!!

Compartilhe:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não são moderados, portanto, entram no ar na mesma hora em que são escritos e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. No entanto me reservo o direito de excluir mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.